IMPRENSA

07Jul2015

Metodos Diagnósticos em Cardiologia



Com três andares, dedicados exclusivamente à cardiologia, sem contar as áreas de internação, o SinoBrasileiro Hospital e Maternidade integra o grupo de hospitais brasileiros de primeira linha nessa especialidade e o único de Osasco e região nesta posição. Além da equipe médica de alto nível, o posicionamento do hospital se deve também à consolidação de sua divisão de diagnósticos. “Com os recursos disponíveis, podemos realizar desde exames básicos até o estudo de viabilidade miocárdica de um paciente. Isso é importante na hora de decidir sobre um procedimento mais invasivo ou um tratamento clínico otimizado”, explica o cardiologista Anis Ghattas Mitri Filho.

A divisão de diagnósticos é consolidada pelo centro de hemodinâmica e arritmias, medicina nuclear e métodos gráficos e unidade coronariana. O próprio atendimento cardiológico é separado das outras especialidades, assim como a equipe de enfermeiros especializados, exclusiva dessa área. O maior benefício de uma estrutura completa é a segurança. A estrutura facilita o diagnóstico, quando exames básicos são insuficientes para identificar o problema do paciente. O médico pode então recorrer a exames mais avançados. Com relação ao tratamento, ainvestigação aprofundada indica o melhor caminho terapêutico. “9345;m um paciente que faz um cateterismo, por exemplo, podemos localizar com precisão as lesões da coronária e seu grau de acometimento, indicando o melhor

tratamento: cirurgia, colocação de stent ou próte se ou até tratamento clínico”, explica médico. Precisão e eficácia O SinoBrasileiro dispõe de todos os equipamentos e exames cardiológicos adotados no Brasil e a taxa de sucesso para hemodinâmica e cateterismo, de acordo com o dr. Anis, é de quase 100%. “A taxa de sucesso significa que o paciente foi bem tratado e que deixou o hospital com o problema resolvido, sem sequelas. Ou seja, o diagnóstico foi preciso e o tratamento, eficaz”, afirma. 9345;le observa que esse nível de desempenho se deve ao acompanhamento e controle de com precisão as lesões da coronária e “Gerenciamos alguns protocolos. Por exemplo, no protocolo de dor torácica, acompanhamos o paciente que tem dor no peito até o desfecho de seu caso; monitoramo s a taxa de sucesso de cirurgias; taxa de sucesso de cateterismo, os índices de mortalidade e de complicações”, observa o médico. Os médicos que integram o corpo clínico da cardiologia do SinoBrasileiro atuam também em grandes hospitais de São Paulo e o dr. Anis, especificamente, é um dos chefes da divisão de métodos diagnósticos de um deles. “Tudo que existe nos hospitais de ponta temos também no SinoBrasileiro, inclusive um profissional dedicado exclusivamente a avaliar a qualidade e a eficácia dos exames realizados no hospital”, diz o especialista. “Há aqui um investimento constante na área de cardiologia, em recursos técnicos e humanos.”