IMPRENSA

03Jan2017

A Revista da Mulher: Confira dicas para cuidar dos cabelos ressecados



Algumas das características principais de um cabelo ressecado são fios sem brilho, quebradiços e difíceis de pentear. O problema pode ser causado por poluição, cloro da piscina, excesso de calor (chapinha e secador), exposição solar, tintura ou descolorantes, deficiências nutricionais, hipotireoidismo e até anorexia nervosa.

Segundo a Dra. Ana Carolina de Oliveira Gomes, dermatologista do CECAM, o principal risco de ter os cabelos ressecados é a quebra do fio, que pode causar queda de cabelo e impedir o seu crescimento. Por isso, a especialista separou algumas dicas importantes para tratar os fios nestas condições. 

Como cuidar dos cabelos ressecados

... Na hora de lavar:

  • Nunca lave o cabelo com água quente, pois ela remove a gordura que protege o fio. Prefira lavá-lo em água corrente, em temperatura de morna para fria.
     

  • Opte por xampus que tenham substâncias que equilibram o pH do cabelo, como o ácido glicólico, por exemplo - uma substância que equilibra o pH e fecha as cutículas, recuperando o brilho e a maciez.
     

  • Todos os condicionadores têm ações semelhantes, mas procure aqueles que contenham proteínas ou peptídeos, que auxiliam ainda mais na reconstrução do fio. Também é recomendada a aplicação de máscaras de hidratação cerca de duas vezes por semana, no lugar do condicionador.
     

  • Depois de lavar os fios, use e abuse de séruns à base de silicone, como reparadores de pontas, ou até ou óleos 100% puros, como o óleo de coco, argan ou semente de linhaça. Eles contêm substâncias responsáveis pelo selamento de cutículas, que ajudando o cabelo a se recuperar, além de formarem um filme protetor ao redor dos fios. O resultado? uma aparência brilhosa e maior maleabilidade, evitando a quebra e reduzindo o frizz.
     

  • Rápidas e práticas, as ampolas de hidratação têm ação imediata, diferente das máscaras, que precisam agir no cabelo durante alguns minutos. Elas regeneram a forma dos fios e melhoram sua resistência. Mas atenção: quando usá-las, abra mão do condicionador, e nunca misture-as aos xampus, condicionadores e cremes de hidratação.
     

... No dia a dia: 

  • Faça hidratação e cauterização a cada 15 ou 30 dias, dependendo do quão ressecado o seu cabelo está. Quem faz química nas madeixas precisa de hidratações mais frequentes.
     

  • O uso de protetores solares para o cabelo também é importante, pois assim como a pele, os fios também sofrem os efeitos da exposição aos raios ultravioletas.
     

  • Os cremes para pentear ou cremes sem enxágue não deixam resíduos e selam as cutículas capilares. Por isso, eles podem ser grandes aliados aos cabelos ressecados, pois evitam que os fios fiquem ainda mais secos e enfraquecidos. 

LER A REPORTAGEM NO SITE